CARNAVAL 2026GRUPO ESPECIAL

Mestre Fafá, da Grande Rio, expressa sua defesa pelo aumento do número de mulheres na bateria da escola, sugerindo a meta de pelo menos 40% de participação feminina.

Há quatro carnavais liderando a bateria da Grande Rio, Fabrício Machado, conhecido como mestre Fafá, acumula sucessos no cargo. Vários prêmios foram conquistados, nenhum décimo foi perdido no quesito, e um título de campeão do Grupo Especial do Rio foi alcançado, uma realização inédita na história da agremiação de Duque de Caxias. Apesar de suas conquistas, Fafá revela que ainda tem alguns sonhos a realizar, um deles sendo aumentar a presença feminina como ritmistas da escola.

“Quero fazer uma bateria equilibrada, 50% homem e 50% mulher”, revelou Fafá. Ele destaca seu trabalho intenso para aumentar a participação de mulheres na bateria, almejando pelo menos 40% de representação feminina. Reconhecendo o crescimento e a dedicação das mulheres no Carnaval, Fafá enfatiza a importância de alinhar a nova geração que sobe da Pimpolhos com os membros mais antigos, buscando equilíbrio e sucesso para o próximo ano.

Durante sua participação no programa “Encontro com o Ritmo”, Fafá elogia as mulheres que já fazem parte da bateria, mencionando quatro marcadoras com destaque pela dedicação, educação e habilidade ao tocar surdo. Ele expressa confiança no trabalho em andamento para equilibrar a participação feminina na bateria da Grande Rio, visando mais um ano de sucesso.

Fafá começou como ritmista da Pimpolhos da Grande Rio aos 13 anos, passando por diversas funções até se tornar mestre de bateria. Com sua trajetória semelhante na escola principal, ele alcançou o cargo de mestre em 2019, recebendo a missão de resgatar o ritmo e suas características. Agora, indo para o quinto ano no comando, Fafá destaca a positiva avaliação do trabalho realizado até o momento, com a continuação do processo de resgate e a busca constante por melhorias.

Ao analisar o trabalho dos últimos anos, Fafá destaca a importância da ala de agogôs como o equilíbrio da bateria. Ele ressalta que o agogô é um indicador crucial, funcionando como a “cereja do bolo” do seu ritmo, e destaca sua importância como um fiel da balança para garantir a perfeição e equilíbrio na execução do ritmo da Grande Rio.