A Magia da Amazônia: Baianas abrem O Desfile da Estácio de Sá no Carnaval 2025
No próximo Carnaval, a Estácio de Sá promete levar o público a uma viagem mágica e cheia de mistério com seu enredo “O Leão se Engerou em Encantado Amazônico”. A escola do Morro do São Carlos, sob o comando do carnavalesco Marcus Paulo, vai buscar na mística da Amazônia a essência das forças da natureza, que ganham formas encantadas para se proteger e se autossustentar. “Nosso enredo não conta a história dos povos amazônicos, mas sim revela o aspecto cultural das forças que povoam essa imensidão verde”, explica Marcus, que traz a riqueza das lendas e mitos da região para a avenida.
E, para abrir esse desfile com chave de ouro, a Estácio traz a força e a beleza das baianas, que serão responsáveis por representar a encantada “Iamandacy: a mãe da mata”, figura protetora e mística que guarda a entrada da floresta. Iamandacy, com seu poder de abençoar e proteger, receberá o Leão, que chega da cidade do samba, o Rio de Janeiro, e com um sopro forte e repleto de magia, cria uma clareira na densa selva amazônica. Essa clareira se transforma em uma passarela florestal, uma entrada simbólica para que o Leão e sua comitiva possam adentrar nesse mundo encantado.
Esse é o segundo Carnaval de Marcus Paulo à frente da Estácio de Sá, que no ano passado conquistou um brilhante terceiro lugar. Em 2025, a escola será a quinta a pisar na Marquês de Sapucaí durante a sexta-feira de Carnaval, com todo o ritmo e a garra da Série Ouro. O desfile promete ser uma verdadeira imersão no universo misterioso da Amazônia, com suas forças e encantos, e a Estácio vai mostrar, mais uma vez, o poder do samba para fazer brilhar as tradições e os mistérios do Brasil.