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Portela encerra ensaios de rua com comunidade engajada e samba na ponta da língua

O último ensaio de rua da Portela foi marcado por emoção, potência no canto e sintonia entre os componentes, consolidando a preparação da escola para o desfile oficial. Com as calçadas lotadas e a comunidade abraçando o samba, o clima era de despedida da temporada de ensaios em Madureira. Agora, a escola se prepara para os últimos ajustes na Sapucaí, com o teste de som e luz no próximo sábado.

Na pista, a resposta da comunidade foi imediata. Sob o comando de Gilsinho, a escola mostrou entrosamento e potência vocal, com os portelenses sustentando o samba com força e energia. O calor intenso da noite foi apenas um detalhe diante da vibração do chão da escola, que tem sido peça-chave desde o início da preparação para o Carnaval 2025.

Presidente e direção de Carnaval avaliam a preparação

O presidente Fábio Pavão fez um balanço positivo da temporada de ensaios, destacando a evolução da escola e a alegria dos componentes.

“A Portela chega muito bem. Foi uma excelente temporada de rua, treinamos evolução, harmonia e entrosamento. A alegria dos componentes se destacou durante todo o processo e foi aumentando. Tivemos um bom primeiro ensaio técnico e queremos fazer ainda melhor no segundo, para arrebentar no desfile.”

Já o diretor de Carnaval, Junior Schall, ressaltou a energia e a força da Portela na reta final.

“A escola chega afiada e fazendo acontecer. A Portela sempre foi assim, mas está ainda mais feliz este ano. Com técnica, alma, força e felicidade, estamos prontos para amplificar essa energia na Sapucaí e atingir o nosso apogeu no desfile oficial.”

Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Abrindo o ensaio com garra, Marlon Lamar e Squel Jorgea desfilaram com intensidade e elegância, apostando em movimentos mais clássicos e sincronizados. A escolha de uma coreografia mais limpa valorizou o bailado tradicional, alinhando-se à essência do enredo que homenageia Milton Nascimento.

Com figurinos em tons prateados, o casal chamou atenção pela leveza e sofisticação, transmitindo a emoção e a identidade da Portela.

Harmonia e força no canto

A harmonia da escola segue como um dos principais trunfos para o desfile. A comunidade manteve um nível alto no canto, demonstrando constância e entrega ao longo de toda a temporada. Mesmo com o forte calor e o desafio da subida da Estrada do Portela, os componentes seguiram firmes, com destaque para as alas coreografadas, que mantiveram a intensidade sem comprometer a potência vocal.

Antes do ensaio, Junior Schall orientou a comunidade sobre evitar o grito “eu acredito” após um trecho do samba, para garantir conformidade com a letra oficial e evitar penalizações no julgamento. A recomendação foi bem absorvida, e o canto seguiu forte e vibrante.

No carro de som, Gilsinho brilhou mais uma vez, interagindo com a comunidade e incentivando a participação dos componentes. A introdução com “Maria Maria”, de Milton Nascimento, aqueceu o público e preparou o terreno para a execução do samba-enredo.

O samba e sua cadência

O andamento do samba foi trabalhado dentro do estilo característico da Tabajara do Samba, mantendo equilíbrio e cuidado para não perder dinâmica. Sendo uma obra melodiosa, a escola tem se apoiado na força do canto da comunidade para garantir um desempenho vibrante.

Trechos como “Quem acredita na vida não deixa de amar” e “Nessa estrada, é sonho, é poeira” ganharam ainda mais destaque ao longo dos ensaios, caindo no gosto da comunidade. Até o teste de som, a Portela ainda realizará um último ensaio de canto na quadra, reforçando os detalhes finais.

Evolução e interação com o público

A evolução da escola foi positiva, apesar dos desafios naturais do ensaio de rua. O trajeto da Estrada do Portela, com trechos de subida e calçadas repletas de espectadores, exigiu ajustes no deslocamento dos componentes. Mesmo assim, a fluidez do ensaio foi mantida, com alas bem distribuídas e uma interação vibrante com o público.

Destaque para alas coreografadas que trouxeram efeitos visuais marcantes, como uma ala com saias giratórias no início do cortejo e outra, mais à frente, que dramatizou momentos do enredo, simbolizando fases difíceis da história de Milton Nascimento e culminando em uma explosão de alegria no final do samba.

Destaques da noite

A rainha Bianca Monteiro brilhou com seu samba no pé e um charmoso chapéu Panamá azul, enquanto diversas alas apresentaram adereços na cabeça, como sóis dourados e prateados, que criaram um efeito visual impactante.

No encerramento do ensaio, a bateria de mestre Nilo Sérgio conduziu um momento de grande celebração, com segmentos e comunidade cantando e pulando juntos, em uma despedida emocionante da temporada de ensaios em Madureira. O presidente Fábio Pavão, a rainha Bianca, o casal de mestre-sala e porta-bandeira e toda a diretoria participaram da festa, encerrando a noite com uma energia contagiante.

Agora, a Portela volta suas atenções para os últimos ensaios e ajustes técnicos, levando para a Sapucaí toda a potência e tradição da escola que carrega a águia no peito e o samba na alma.