Império Serrano apresenta primeira fantasia do Carnaval 2026 em homenagem à Conceição Evaristo
Escola revela ala de abertura do desfile, inspirada em Oxum e no universo literário da escritora
Na semana da Consciência Negra, o Império Serrano revelou a primeira fantasia do seu desfile para o Carnaval 2026 nesta segunda-feira (17). A escola de Madureira apresentou o figurino da ala 1, intitulado “Brilham os ‘Olhos d’Água’”, que compõe o enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Esteves, em homenagem à escritora mineira Conceição Evaristo.
A fantasia de abertura representa a orixá Oxum, deusa das águas doces, trazendo predominantemente tons dourados para simbolizar beleza, força feminina e ancestralidade, elementos centrais na obra da autora.
A narrativa da fantasia nasce do universo literário da autora, inspirado no conto “Olhos d’Água”. O trecho da sinopse do enredo detalha a inspiração criativa da indumentária proposta por Renato Esteves:
“A menina-flor, que brincava com suas irmãs, se encantou com aquela cena. Em seu universo pueril, o graveto seria o lápis e a terra molhada, o papel. Extasiada, fitou o rosto da lavadeira que agora sorria. O sol iluminava a face, revelando qual era a cor dos olhos de sua mãe. Ela tinha os olhos da cor de Oxum, olhos d’água, oju-abebé. Espelho que refletia os olhos da menina-flor”, diz o texto.
Ao longo da semana, a escola divulgará também as alas comerciais e outras fantasias que darão vida ao enredo que exalta Conceição Evaristo. Na Série Ouro 2026, o Reizinho de Madureira será a quarta escola a desfilar no dia 14 de fevereiro, na Sapucaí.

