CARNAVAL 2026ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerca de 2 mil pessoas passaram pela arena da Prefeitura – ‘No Clima do Rio’ – durante os quatro dias do Rio Innovation Week 2025

Com 32 painéis, cerca de 70 palestrantes e mais de 50 horas de conteúdo, a arena ‘No Clima do Rio’, iniciativa da Prefeitura, por meio da Riotur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no Rio Innovation Week 2025, no Pier Mauá, conectando turismo, negócios, inovação e cultura em uma programação intensa, diversa e estratégica.

 “O Rio Innovation Week estimula parcerias estratégicas, atrai investimentos e fortalece a imagem do Rio como uma cidade preparada para liderar transformações e gerar oportunidades em diversas áreas do turismo. A participação da Riotur no evento, com uma arena própria, curadoria de conteúdo e o lançamento da campanha ‘No Clima do Rio’, reforça nossa estratégia de consolidar a cidade como um polo de turismo de negócios, sustentável e criativo”, destaca Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Durante o evento, a Riotur lançou oficialmente a campanha “No Clima do Rio”, nova estratégia de promoção integrada da cidade, com foco em consolidar o Rio como destino global de lazer, negócios, cultura, eventos e investimentos.

A campanha reúne dez pilares essenciais da experiência carioca — estilo de vida, música, gastronomia, esporte, aventura, natureza, negócios, eventos, entretenimento e investimentos — e busca posicionar o Rio de Janeiro de forma contemporânea, plural e conectada com as oportunidades da economia criativa e da inovação.

Na ocasião, foi exibido em primeira mão o vídeo oficial da campanha, apresentado ao público da arena como parte do lançamento. A exibição marcou simbolicamente o início de uma nova fase da estratégia de comunicação da cidade, aproveitando a visibilidade e relevância do Rio Innovation Week para promover a marca Rio de forma integrada, global e inovadora.

“Nesta semana intensa de Rio Innovation Week, em que fizemos importantes anúncios para transformar o Rio na Capital da Inteligência Artificial, pudemos fazer um debate plural, apresentando tantas iniciativas na cidade e vender ainda mais a marca Rio”, destacou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico

Veja os destaques da Arena No Clima do Rio:

DIA 1 | Sustentabilidade, Diversidade e Cidades Inteligentes

O primeiro dia reuniu nomes como Osmar Lima (SMDE), Maína Celidônio (Transportes), Dom Filó (Cultne TV) e Heitor Kadri (ONU Turismo), debatendo temas como mobilidade urbana, inclusão e afroturismo. Painéis como “Rio para Todos”, “Afroturismo” e “Cidades Inteligentes” mostraram o papel da cidade na construção de um futuro mais diverso, acessível e resiliente.

DIA 2 | Esporte, Entretenimento e Tecnologia

Com painéis sobre esportes eletrônicos, turismo de conteúdo e grandes eventos, o segundo dia teve destaque para discussões como “O Esporte como Estratégia de Cidade”, com Duda Magalhães (Dream Factory), Gustavo Oliveira (IMM) e Carlos Galvão (Ironman Brasil), e “Cidade Inteligente, Gestão Ética”, abordando IA e transparência na gestão pública.

DIA 3 | Conexões Globais e Geopolítica

A parceria com a Eurasia Group levou ao palco Chris Garman e Clayton Allen para uma série de debates de alto nível sobre o papel do Brasil, dos EUA e da China nas dinâmicas geopolíticas atuais e futuras. Temas como inteligência artificial, comércio global e democracia foram discutidos sob a ótica da inovação e do impacto regional.

DIA 4 | Criatividade, Carnaval e Negócios

O encerramento da programação trouxe debates sobre inovação na hotelaria de luxo, economia criativa e o Carnaval como motor de desenvolvimento social. O painel “Carnaval como Indústria Criativa”, com Carla Brito, diretora de Carnaval da LigaRJ, destacou o impacto econômico e cultural da maior festa popular do Brasil. No final do dia, o painel “Rio para Negócios” reuniu nomes do setor de eventos e infraestrutura para discutir o posicionamento da cidade no mercado de congressos e feiras internacionais.